Literatura | O Reciclador de Palavras

Literatura

O Reciclador
de Palavras
Barbara Parente

O Reciclador de Palavras

A obra narra a história de Luiz, retirante cearense que encontra muitos desafios ao chegar em São Paulo.

Sobre a obra

Luiz precisou deixar a família no Cariri, estado do Ceará, para buscar trabalho na cidade de São Paulo. Que choque ele levou! A paisagem, o clima, o barulho, o jeito das pessoas da cidade grande… tudo é muito diferente da vida que ele levava no sertão. Nesse novo ambiente, ele vive muitas experiências, algumas delas bem difíceis.


Depois de ver tanto lixo pelas ruas, Luiz arruma uma carroça e passa a trabalhar como catador de materiais recicláveis. Assim, ele garante o seu sustento e, sem saber, começa a caminhar em direção a algo inesperado e que mudará os rumos de sua vida.


Mas, afinal, o que é que alguém pode encontrar no meio de tanto lixo que possa lhe ajudar a mudar o seu futuro e o de outras pessoas?

Conheça as autoras de O reciclador de palavras!

  • Barbara Cabral Parente

    Barbara Cabral Parente nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1979 e cresceu em uma vila para famílias dos funcionários da usina nuclear de Angra dos Reis, onde seu pai trabalhava como segurança. A autora descobriu o gosto pelas palavras durante a Educação Básica, etapa de aprendizagem que preparou todo o seu caminho na literatura. Incentivada a aprofundar o interesse pela leitura e pela escrita, Barbara cursou Letras e, desde 2011, atua como revisora de textos. O reciclador de palavras é seu segundo livro.

  • Carla Chagas

    Carla Chagas nasceu em Recife (PE), em 1978. Formou-se em Publicidade e Propaganda na UNIFOR, em 2001 e fez a pós-graduação em Design na UFPE, em 2002. Atualmente, Carla trabalha de forma autônoma e começou recentemente a fazer projetos gráficos para livros. Seu trabalho consiste em investigar e instigar novas ideias que expressem a verdade de cada projeto através de uma criação autêntica.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Por que nunca aproveitei para ler aqueles livros da biblioteca da escola?, pensou ele, lamentando. Sentou-se, então, no meio-fio da calçada e se pôs a observar as capas, os títulos, as ilustrações. Começou a ler uma história; depois, passou para um poema; distraiu-se, riu sozinho, emocionou-se, o tempo passou e ele nem percebeu.

Dentro daqueles livros, havia uma riqueza que valia mais que muitos dias de trabalho exaustivo. Com eles, sua labuta parecia se abrandar, como se aquelas histórias fossem magia e servissem de alívio para o corpo, uma viagem suave para a mente.

Um mundo novo se abria para ele; um mundo que agora estava diante dele, que brilhava como ouro dentro de cavernas inexploradas. Agora, havia tempo para desfrutar da leitura, havia tempo para si mesmo!

A formação do leitor literário

A obra O Reciclador de Palavras narra a história de Luiz, retirante cearense que encontra na reciclagem o sustento para a família deixada no sertão e descobre nos livros um novo sentido para a vida. A narrativa envolve o leitor de várias maneiras, a começar pela expectativa quanto ao destino do retirante em São Paulo: passados alguns meses de trabalhos esporádicos que nem sequer lhe garantem o sustento, Luiz vai conseguir vingar na megalópole? Depois, o leitor é cativado pela relação de afeto construída com o jovem André, que mora em frente a um dos locais onde Luiz busca materiais recicláveis. Vasculhando o lixo, o retirante encontra livros que lhe servem não apenas para reavivar o gosto pela leitura, como para ensinar crianças em situação de rua a ler e se encantar também com a literatura.


O poder transformador da leitura literária é um dos principais tópicos que podem ser observados na obra. Outros temas relevantes são a migração nordestina, a relação entre diferentes culturas e condições sociais, o olhar para pessoas em situação de pobreza e a preservação do meio ambiente. Do ponto de vista temático, pode-se levar em conta a experiência dos personagens e a vivência dos estudantes. Quanto a seus aspectos formais, o livro possibilita a análise dos elementos constitutivos de uma obra literária e explora o diálogo entre a narrativa e as colagens.
Um ponto marcante dos elementos visuais é o uso da técnica de colagem, em vez da ilustração convencional. Ao sobrepor fragmentos de imagens variadas que não parecem ter uma relação direta com o texto escrito, as colagens permitem apurar ainda mais a análise da relação entre essas duas linguagens. Em uma observação minuciosa, é possível identificar que essa técnica é usada para remeter a elementos citados no texto, mas também para adicionar informações e, assim, ampliar a sensibilidade e a capacidade leitora.


Com curta extensão e poucos personagens, O Reciclador de Palavras se aproxima do gênero literário conto. Sua temporalidade, no entanto, é mais dilatada, diferentemente do que se costuma entender por conto típico. Mas isso está longe de ser um senão. Como afirmam Wellek e Warren, a teoria moderna de gêneros “não limita o número de possíveis gêneros nem dita regras aos autores”, em oposição à teoria clássica, de feição normativa. Em outras palavras, a pureza das características do gênero deixou de ser parâmetro de validação do texto literário.
Um dos temas que se destacam na obra é O mundo natural e social, evidente sobretudo no choque vivido por Luiz ao chegar a São Paulo e se deparar com uma paisagem, um clima e um modo de vida bem diferentes de tudo que conhecia. Para ele, mais sentida do que a frieza do tempo é a frieza das interações humanas, que resulta em sua invisibilidade social. Ainda assim, em um cenário hostil, o retirante encontra empatia e afeto no jovem André e nas crianças a quem ensina a ler.


Entrelaçado a esse eixo temático está o tema Encontros com a diferença, que marca a relação entre Luiz e André. O primeiro é um migrante sertanejo; o segundo, um estudante urbano. Mas esses contrastes sociais e culturais não os afastam. André se mostra interessado em conhecer a vida e a rotina de Luiz, a quem trata com respeito e simpatia.

Palavras em Sala de Aula

Conheça nosso podcast sobre educação, que trata de assuntos do cotidiano relacionados à sala de aula. A cada episódio, um novo convidado discute um tema de relevância que impacta professores, estudantes e toda a comunidade escolar. Assine o feed em seu agregador favorito e não perca nenhum programa!

Conheça nossos produtos

Sandra Lopes, Simone Matias
Cibele Lopresti Costa, Ianah Maia
Barbara Cabral Parente, Carla Chagas
Laura Huzak Andreato, Iolanda Huzak

Conheça nosso canal

Visite agora o canal do Youtube e confira conteúdos especiais sobre nossas obras didáticas e literárias, bem como podcasts, entrevistas e muito mais!

Sala do Professor

A Sala do Professor da Palavras é um espaço de refúgio e acolhimento para você, colega professor, poder trocar e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente escolar e a sala de aula. Você pode conferir os conteúdos abertos no Blog da Palavras, ou com um simples cadastro você consegue acessar os Materiais Formativos que preparamos para você.

Junte-se a nós e faça parte desse projeto de transformação!

Blog da Palavras

No Blog da Palavras, você encontra indicações de conteúdo, curiosidades, entrevistas, episódios do podcast Palavras em Sala de Aula e novidades da editora.

Confira o panorama do ensino no país pelo levantamento divulgado no início de 2024!
Integrar memes nas salas de aula pode ajudar a despertar interesse dos alunos, entre outros benefícios. Confira!
Técnica de estudo com foco na memorização têm ganhado espaço entre especialistas

Materiais Formativos

Conteúdos teóricos e práticos para apoiar o trabalho em sala de aula. Basta se cadastrar para acessá-los em qualquer dispositivo.

Série de textos abordam conceitos relevantes para professores do Ensino Fundamental.
Série de textos abordam conceitos relevantes para a sala de aula com base nas obras literárias da Palavras.
Confira textos acerca de leitura de imagens em livros infantis e juvenis.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.